25/01/2014

O Chamado do Cuco - Robert Galbraith


Editora: Rocco | Páginas: 448 | Comprar
Sinopse: Quando a problemática modelo Lula Landry cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão não acredita que sua irmã tenha se jogado, Lula era problemática, mas não suicida. Recorre, então, ao detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra que ainda tenta lidar com as cicatrizes deixadas em seu corpo e em sua mente. Entretanto, seu maior problema são as dívidas que só crescem devido aos poucos casos que recebe, então, ele aceita o caso, mas quanto mais investiga, mais percebe a aura de mistério que permeia o suposto suicídio de Lula e mais perigosas as coisas ficam. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho que marca a estreia de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling, e da série policial de seu cativante personagem Cormoran Strike.
 
O livro ficou muito conhecido no Brasil após a divulgação de que era, na verdade, escrito por J.K. Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Somos apresentados, então, a história de um detetive particular e sua secretária temporária investigando o suposto suicídio de uma importante modelo. A fórmula do livro é bastante simples e Robert Galbraith a desenvolve bem, apesar de ter um ritmo lento, isto é, a história não é cheia de ação, a construção do mistério nos prende até ao final. Mas são três pontos, em minha opinião, que fazem do livro excelente dentro do gênero que se propõe.

O primeiro deles se dá a excelente composição e estruturação da história, ao ler, percebemos (e este é um traço que eu admiro bastante na escrita de Rowling e ela transpôs para Galbraith), que nenhuma das cenas é colocada na história de graça, existe um motivo, seja para a descoberta do assassinato ou para que possamos conhecer melhor os personagens. O que nos leva ao segundo ponto de destaque da história: os personagens. Os personagens criados por Galbraith são incrivelmente tridimensionais e cativantes e, em minha opinião, configuram o ponto alto do livro. Cormoran Strike, o detetive fechado e racional, é apresentado em pequenas doses ao decorrer do livro, de forma que, ao final, conhecemos o personagem a ponto de entender as suas atitudes e nos afeiçoarmos a sua personalidade, mas sabendo que ainda há muito sobre ele que não conhecemos.

Sua secretária temporária, Robin, dá um elemento mais leve e engraçado à história. A identificação com ela é quase certa, Robin, tal qual a maioria de nós, nunca esteve diante de uma investigação criminal antes, muito pelo contrário, mas adora a aventura e o mistério que envolvem a investigação, sendo assim, sua excitação com tudo o que está acontecendo é, por vezes hilária. Mas Robin é incrivelmente inteligente e necessária para que Cormoran faça muitas descobertas. Um personagem menor, mas que mostra sua importância, é o detetive Wardle, sabendo que a história terá continuação, acredito que ele ainda será mais explorado ao decorrer dos livros.

E o terceiro ponto que faz que a história tenha se desenvolvido tão bem, em minha opinião, obviamente, é o fato de ter sido escrita sob um pseudônimo. Ao escrever dessa forma, J.K. Rowling parece se sentir mais livre para contar uma boa história sem carregar o peso do “nome da escritora de Harry Potter”. Percebemos, na narrativa, a presença de sua escrita minuciosa e arquitetada, mas sem nenhuma pressão em criar algo extraordinário. Com a fórmula simples a qual se submeteu, consegue carregar o mistério até o final do livro sem ser forçada. Dou cinco estrelinhas.


1 comentário :

  1. Já tava doida pra comprar esse livro... Lendo isso agora... Nossa! hahaha. PRECISO PRA ONTEM! HAUHAUHA. Amei! Quero mais! :D

    ResponderEliminar