03/02/2014

Staying Strong: 365 dias do ano - Demi Lovato


Editora: Best Seller| Páginas: 416| Comprar

Sinopse: Para a megaestrela Demi Lovato, a vida tem sido uma jornada — de conquistas impressionantes e perdas arrebatadoras. Cantora recordista de vendas, apresentadora de TV e atriz, ela enfrentou batalhas com a depressão e a dependência, tudo isso sem desistir de encontrar a felicidade e a si mesma. Demi compartilhou sua trajetória na mídia, nas letras de suas músicas e para seus 17 milhões de seguidores no Twitter. Esses tweets resultaram neste livro, uma obra em 365 insights honestos, esperançosos e impactantes. Aqui estão, nas próprias palavras de Demi, as citações que a inspiraram, assim como suas reflexões pessoais e seus objetivos. Demi Lovato — 365 dias do ano é para todos, em qualquer lugar, que precisem de conforto, inspiração e um motivo a cada dia para serem fortes em sua própria trajetória.

O livro “Staying Strong: 365 dias do ano” apresenta reflexões baseadas nas experiências vividas por Demi Lovato e nos pensamentos que a inspiraram na busca por conforto e força em sua vida. Este livro, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não é algo feito exclusivamente para os fãs da cantora. Isto é, quem não a conhece também pode desfrutar do livro e dos conselhos que ele nos oferece.

As reflexões do livro correspondem a cada dia do ano. Cada página apresenta uma citação, uma reflexão pessoal e, ao final, um objetivo compartilhado com o leitor. As inspirações de Demi, apresentadas por meio das citações, são diversas personalidades. Há frases de ícones como Marilyn Monroe, Shakespeare, Mandela, Oprah, Gandhi, Van Gogh e também de seus colegas Beyoncé, Britney Spears, Lady Gaga, dentre outros.
Citação do dia 14 de janeiro: "Não importa o que somos ao nascer, mas o que nos tornamos quando crescemos." - J.K. Rowling. (p. 28)
A reflexão pessoal que sucede cada citação é onde se concentra o aspecto autobiográfico do livro. Demi compartilha sua experiência, como agiu diante dos problemas e como conseguiu superá-los. Após a reflexão há o objetivo sugerido pela autora, que é onde a autoajuda se faz presente de maneira mais clara: Demi propõe uma meta a ser alcançada pelo leitor.
Reflexão do dia 4 de janeiro: "(...) Eu estava vivendo um turbilhão de emoções. No passado, eu ia beber, reprimir ou encontrar qualquer outra maneira de evitar a imensa dor que estava sentindo. Muitas vezes, as pessoas escolhem atenuar a dor com substâncias químicas, mas é mais corajoso atravessar o fogo de olhos abertos. Em vez de me anestesiar com drogas, aceitei sentir todas as emoções que tive." (p. 18)
Apesar de o livro desenvolver-se de acordo com os dias do ano, fica a critério do leitor ler cada página em sua data ou ler o livro completo de uma só vez. Ainda assim, ressalto que, mesmo se já tiver lido todo o livro, é interessante observar os objetivos a cada dia, principalmente se desejar seguir as sugestões de Demi.

Um dos aspectos que mais me encanta nesse livro é o fato de a escritora não ter ficado presa à sua experiência triste, mas, sim, concentrar-se em utilizar essa experiência para incentivar as pessoas a buscarem melhoria, força e fé. Ao refletir acerca do que viveu, Demi aponta como enxergava determinadas situações enquanto estava doente e como conseguiu superar seus obstáculos.
Objetivo do dia 3 de fevereiro: "Confronte um de seus medos hoje. Tente se lembrar de algo difícil que você enfrentou e o que aprendeu com isso. Como aquele problema o fortaleceu?" (p. 51)
O livro é capaz de apresentar bem tanto os detalhes pessoais que Demi expõe – e podemos entender com clareza a intenção da autora ao citá-los – quanto a proposta de autoajuda, mostrada de forma reflexiva. “Staying Strong: 365 dias do ano” encaixa-se perfeitamente no termo “livro de cabeceira”, pela possibilidade de acompanhar o cotidiano do leitor e ao proporcionar uma leitura muitíssimo agradável que inspira otimismo.


1 comentário :